amazonflorestal@gmail.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Moveis da Floresta - Design para clientes de Alto Padrão






Tora_Brasil_Topo

Gosto bastante de histórias de empreendedores. Elas sempre me inspiram para batalhar cada dia mais em meus negócios. Para quem não sabe, o Empreendedor é aquele que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador, vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente. Nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.

Cristiano Ribeiro do Valle, empreendedor que criou a Tora Brasil em 2003 enquanto morava no Pará, cercado pela Floresta Amazônica, percebeu que nos EUA móveis em madeira maciça faziam sucesso em lojas de decoração. Este fato despertou a atenção de Cristiano às possibilidades que a natureza a seu redor oferecia, mas que acabavam esquecidas. Pouco tempo depois, o empreendedor trouxe peças exclusivas para São Paulo e seu primeiro ponto de venda foi na Vila Madalena, numa garagem emprestada. A marca ganhou espaço e a mudança para um lugar maior foi inevitável. Em 2007, inaugurou o showroom da marca na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, reduto da decoração em São Paulo.

Com dois endereços fixos em SP e com peças únicas e exclusivas, Cristiano não parou de inovar e ir além. O design de suas peças começa já na floresta. A seleção de cada árvore é feita pessoalmente e, a partir daí, ele que também desenha os móveis da marca, adapta as características naturais de cada tronco à funcionalidade do móvel, resultando na criação de um design diferenciado.

“Sempre brinco que é uma parceria de designers: Deus começa e nós terminamos”

Seu comprometimento com os clientes, a excelência na criação dos móveis, não é o suficiente para fazer do Cristiano e da Tora Brasil referência de filosofia de sucesso. A certificação ambiental é um ponto muito importante do negócio para o empreendedor aqui em voga. Desde 2007 a Tora Brasil é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), o mais importante órgão e reconhecido mundialmente, que atesta a origem e manejo responsável da matéria-prima.

“Esse certificado é importante porque ainda há muita gente que confunde certificação com autorização do IBAMA, que é obrigatória”

Aproveitar a matéria-prima vinda da Amazônia da melhor maneira possível, evitando desperdício, inclusive partes da madeira que seriam descartadas pela indústria tradicional são práticas sustentáveis de primeira. Mas ainda tem mais… é que a quantidade de carbono emitida para produzir os móveis da Tora Brasil é mínima, além de coletar toda a poeira do ambiente e utilizar equipamentos modernos, que gastam menos energia e emitem menos ruído que os tradicionais. E em tempos em que cada um terá que fazer a sua parte em prol do meio ambiente e do futuro de nossas gerações, tais ações se tornam mais importantes ainda.

Hoje a marca está presente dentro e fora do Brasil, com revenda em Toronto, no Canadá. Mais uma prova de que o empreendedor Cristiano Ribeiro do Valle é o proprietário de uma bela história de sucesso e vem mudando a vida de muita gente e dando ótimos exemplos para a sociedade.

Recomendo você a visitar o site da Tora Brasil e seguir o perfil da marca no Facebook para saber mais sobre esta empresa que é referência no mercado em que atua, orgulho para nós brasileiros e exemplo de empreendedorismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste Blog